Loading...
Saúde e Bem-Estar

Aprenda a identificar sinais de dor no seu cachorro

Aprenda a identificar sinais de dor no seu cachorro

Mesmo que não possam se comunicar com palavras, os cães podem transmitir uma série de informações com o seu comportamento. Para entendê-los basta estar atento a alguns sinais demonstrados por eles. Assim como um rabo abanando pode significar felicidade e um rosnado pode significar que o animal está se sentindo ameaçado, um comportamento diferente pode ser reflexo de alguma doença ou dor. Aprender a identificar estes sinais é importante para garantir o bem-estar do cão. É sobre esse assunto que trataremos neste post, confira!

Aprenda a identificar sinais de dor no seu cachorro

Assim como as dores sentidas pelos seres humanos, as dores caninas também variam de intensidade, podendo ir de leve à severa. Também podem ser indicações de alguma doença que precisa ser tratada. Por isso, é preciso que o dono esteja sempre alerta às mudanças de comportamento do cachorro e consulte um médico veterinário sempre que necessário! Veja quais são os sinais mais comuns de dor:

Perda de apetite

Se o seu cão começa a dispensar a comida colocada no comedor de uma hora para outra, fique atento: este é um forte indício de que há algo errado. Se, além disso, o cachorro começar a beber uma quantidade menor de água o problema pode ser ainda pior. Nesse caso, é altamente recomendado levar o animal ao médico veterinário para diagnosticar a origem do problema.

Excesso de saliva

Quando o cão saliva mais do que o normal, pode ser uma indicação de dor de barriga. Vômito e diarreia são sinais ainda mais claros. Nesse caso, você pode deixar o cão em jejum por algumas horas, para que os alimentos no organismo dele sejam melhor digeridos. Durante este tempo, certifique-se de que o animal beba água. Depois de 12 horas, volte a oferecer comidas leves, em pequenas quantidades. Se o problema persistir, procure ajuda profissional. 

Agressividade

Algumas vezes, o animal pode apresentar um comportamento agressivo quando está sentindo dor. Nesse momento, o cão pode rosnar ou até morder pessoas familiares para ele. Estas são reações de defesa, naturais nos cachorros. Se você tentar fazer carinho no seu animal de estimação e ele responder dessa maneira, tente lembrar qual foi o local em que você tocou ou tentou tocar. É muito provável que seja este o ponto dolorido no cão.

Mancar 

Um dos sinais mais claros de dor nas patas é quando o cachorro começa a mancar. A primeira coisa a ser feita é verificar se tem algum pedaço de vidro preso no local. Quando não é esse o caso, leve o animal a um médico veterinário que ajude a diagnosticar o problema. As razões para um cão mancar são muitas: pode ser um pequeno machucado, uma distensão no músculo ou artrite, por exemplo.

Lambidas em determinada área

Cães têm o costume de lamber feridas que incomodam. Portanto, fique atento se o seu animal de estimação começar a lamber em excesso alguma área do corpo. Verifique a região e pergunte ao médico veterinário o que deve ser feito para que o cão sinta menos desconforto e a ferida cicatrize mais rápido.

Esteja atento aos sinais no comportamento do seu cachorro e, em caso de dor, visite um médico veterinário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com