30

mar

Em busca do bem estar para seu PET.

Acolhemos esses lindinhos em casa e depois de algumas visitas ao veterinário, vacinas e o período (aparentemente interminável rs) de imunização, nos sentimos seguros para lhes apresentar tudo que o nosso planeta pode oferecer.bem estar canino

Damos água, comida, ambiente limpo, companhia e muito amor! Nossos cães estão saudáveis, mas será que estamos oferecendo bem estar? Estariam eles completos, plenos ou satisfeitos vivendo em nossas casas?

Para serem grandes companheiros, amigáveis, obedientes, seguros com crianças e afetuosos, precisamos investir um tempo em sua criação.

Os cães não são pessoas (apesar de parecerem em algumas circunstâncias) e podem acabar sofrendo se tratados desta maneira. Precisamos nos atentar ao método de criação, sem humanizá-los, fornecendo uma sociabilização adequada e respeitando as características e necessidades de sua espécie.

Está comprovado que acariciar um cão reduz o nível dos hormônios do estresse e também estimula a liberação do hormônio do amor, a oxitocina. Temos inúmeros motivos para conviver com eles, mas, nem sempre o relacionamento flui bem.

Os comportamentos indesejados surgem e as vezes não entendemos o motivo. Se antes os cães eram estimulados com a habilidade de pastoreio, caça e guarda, hoje vivem em outro papel. Ficam mais tempo em casa e as vezes a capacidade de afeição pode se tornar uma carga.

Desordens de separação. Dificuldade em ficar sozinhos. Cães de grandes cidades, estão com uma exigência muito maior em relação ao seu comportamento. Os tutores também sofrem. Temos menos tempo livre e espaços limitados. E ai? O que fazer?

dog happy

Em contrapartida a esse contexto, temos também um número crescente de profissionais capacitados para nos ajudar, tais como:

Passeadores: ajudarão a manter a frequência e qualidade dos passeios, proporcionando uma atividade mental e física aos cães.

Treinadores: desenvolvem o melhor convívio do cão em sua família, proporcionando atividades cognitivas aos cães.

Cuidadores e hotéis: para aqueles momentos em que o cão precisará ser assistido na ausência dos tutores.

Day Care/Creches: incrementam as habilidades sociais e proporcionam atividades físicas e mentais.

É preciso avaliar, compreender cada situação para encontrarmos uma rotina ideal, saudável e repleta de bem estar!

Já ouviram falar em enriquecimento ambiental? Na próxima publicação, vamos falar mais sobre como oferecer bem estar aos cães!

 

Grande abraço da família Tino Canino