11

mar

Obesidade em cães

O nosso novo estilo de vida e a correria do nosso dia a dia tem impacto na vida do nossos pets também. Quando chegamos em casa estamos tão cansados que muitas vezes não saímos para passear com eles ou saímos por tempo insuficiente para que eles gastem sua energia e, para compensar, quando retomamos os enchemos de comidinhas e mimos. Essa pode ser uma das causas de sobrepeso em animais de companhia.

cão obeso

 Claro que existem outros fatores, como a castração, a idade (cães entre 5 e 10 anos temobesidade 02 maior predisposição), raça, sexo, fatores genéticos; mas a baixa atividade física e a ingestão excessiva de calorias são pontos chave da obesidade de cães da atualidade. Eles estão no nosso convívio diário, enquanto fazemos as refeições à mesa, na hora do lanche e do belisco, e como são membros da família, queremos o melhor para eles, queremos incluí-los em nossas ações, nossos momentos. Mas será que realmente estamos fazendo o melhor para eles?

Um grupo de pesquisadores liderado por Kealy publicou em 2002 um trabalho que realizaram por mais de 14 anos. Eles separaram 48 labradores em dois grupos, um recebeu comida a vontade e o outro teve uma restrição de 25%, e os acompanharam durante a vida inteira. Os cães com a restrição energética tiveram menos gordura corporal e os exames de triglicérides, insulina, glicemia e tireoide foram melhores que os que receberam comida a vontade. E o mais importante, os cães que receberam a alimentação controlada tiveram a média de vida significativamente maior que os que comeram à vontade. E ainda postergaram o aparecimento de doenças crônicas.

Por isso é importante mantermos nossos cães no peso ideal. Mas qual o peso ideal para o meu cão? É difícil estipular um peso exato sem avaliar pessoalmente, pois depende muito da estrutura individual. Mas podemos observar e tentar manter nosso amigo no peso através do Escore de Condição Corporal (ECC), essas imagens são facilmente achadas na internet. Se mantivermos nossos cães entre os escores 4 e 5, aumentamos a sua expectativa de vida e ainda lhes damos mais qualidade para que eles cheguem à melhor idade com mais saúde!

alimentação saudavel

Precisamos entender que dar comida, não é sinônimo de afeto. Quando sabemos que o melhor para nossos mascotes é o controle da sua dieta, eles percebem nossa tranquilidade quanto a isso e tudo fica mais fácil.

Existem muitos alimentos que para nós, humanos, são naturais, mas que são tóxicos aos nossos pets. Evite fugir da sua dieta, e mesmo que sejam alimentos para cães, não podemos ultrapassar 10% da sua alimentação com petiscos, pois estaremos dando excesso de calorias ou substituindo uma dieta balanceada como uma ração, por um petisco não balanceado.

Se seu cão está acima do peso, procure a ajuda de um profissional que irá fazer um plano de emagrecimento para que seu pet elimine peso de forma saudável, sem perda de massa magra, para que no final do processo ele não volte a engordar tudo de novo. Não basta dar alimento light ou de tratamento da obesidade, estes alimentos devem ser utilizados com critério, após avaliação detalhada do estado geral de saúde do paciente e, enfim, nas quantidades adequadas para a sua realidade individual.