Loading...
Saúde e Bem-Estar

Como fazer meu cão comer mais devagar

Seu cachorro de estimação come rápido demais? Então saiba que este é um problema bastante comum no universo canino. Para evitar que o animal sofra em consequência deste hábito, é importante estar atento à maneira como ele come e investir em algumas técnicas que o acostumem a se alimentar em uma velocidade saudável. Confira, neste post, algumas sugestões para isso!

Dicas para fazer seu cachorro comer mais devagar

Se o seu cachorro tem o costume de devorar em poucos minutos a comida colocada no prato, é hora de fazer alguma coisa para mudar isso! Este é um hábito que não faz bem para o animal. Entre as consequências mais comuns estão os gases e a dificuldade para digerir o alimento. Além disso, o cão pode vomitar a ração logo após comer e desenvolver distúrbios digestivos.  

Para entender qual é a melhor maneira de mudar a forma como o seu cachorro come, o ideal é entender o porquê dessa velocidade na hora de se alimentar. Existem três razões principais. A primeira é bem simples, fome. Geralmente, isso acontece com cães que ficam longos períodos sem o alimento. O segundo motivo é a ansiedade. Sim, seu animal de estimação também pode sofrer com a ansiedade e isso pode refletir na alimentação. A terceira razão é a competição na hora de comer, ou seja, o animal come rápido para que os outros cães não cheguem até a ração. Veja dicas de como evitar que esses três fatores influenciem na velocidade do seu cãozinho se alimentar! 

Contra a fome: Aumente o número de refeições por dia

Esta é uma maneira de evitar que o cão fique com fome e ataque a comida de uma vez. Dê a ração mais de uma vez ao dia, sempre nos mesmos horários. Se você costumava alimentá-lo à noite, por exemplo, experimente começar a dividir a quantidade servida em duas partes, uma de manhã e a outra à noite. 

Anti-ansiedade: Escolha um ambiente tranquilo

Para controlar a ansiedade do seu animal de estimação, o ideal é colocar o comedor em um local sossegado. Quando o lugar em que está o comedor é agitado, com grande movimentação de pessoas, a tendência é que o animal fique estressado e inquieto. Isso faz com que ele coma rápido demais. Portanto, a primeira dica é avaliar o espaço usado para alimentar o animal e, se necessário, mudar o comedor para um cantinho mais tranquilo.  

Sem briga: Mantenha os animais separados na hora das refeições

Esta é uma dica muito eficaz para quem tem mais de um animal em casa. Alguns cachorros acabam devorando o alimento porque se sentem ameaçados pelos outros cães da casa. Este é um instinto comum, por isso, não são raros os casos de animais que comem rápido demais por esse motivo. Nesse caso, a solução é simples: separe seus cachorros na hora de alimentá-los.

Mude o comedor

Outra solução pode ser mudar o comedor utilizado para alimentar seu cão. Existem, por exemplo, modelos de comedores lentos, em que pequenos obstáculos no prato impedem que o animal coma a ração toda em poucas mordidas. Também existem dicas caseiras. Uma delas é virar o pote usado para alimentar seu cachorro, desde que ele seja de plástico e não de metal. A parte de baixo costuma ter um grande círculo que pode servir como obstáculo. Você espalha a ração pela área livre e o cão precisa circular pela tigela para se alimentar. Outra dica simples é usar uma forma de fazer cupcakes. Você coloca pequenas quantidades de ração nos espaços vazios, para que o cão coma em porções menores. 

Cuide da saúde do seu cão: se o problema persistir, consulte um veterinário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com