Loading...
Comportamento

Como saber se meu cão me ama?

Cão é tudo de bom e quem tem um amigão de quatro patas sabe disso melhor que ninguém. Sinceros e desinteressados, eles são a melhor companhia que qualquer ser humano pode ter, basta tratar bem dando atenção e um pouco de carinho que logo ficam completamente apaixonados pelos seus donos. Conquistando tanto amor de volta que às vezes é difícil saber quem é o tutor de quem. Mas se por algum mistério da vida, você ainda tem dúvidas sobre o amor do seu cãozinho por você, preste atenção em alguns detalhes. Sim, porque eles também têm seu jeitinho muito especial de demonstrar amor – alguns até meio inusitados, é verdade. Mas com certeza todos muito sinceros e espontâneos.

Algumas formas de demonstrar amor já são clássicas

Você não aguenta mais seu cãozinho te seguindo pela casa inteira? Quando dá meia volta quase atropela o bichinho que está logo atrás de você. Você pode até se assustar de vez em quando, mas não reclame, um cachorro só segue quem ele ama de verdade. Claro, isso não significa que se ele não é a sua sombra não te ame, mas para alguns cães essa é a forma de se socializar, de dizer “eu te amo, quero estar com você em todos os lugares”.

Lambidas e rabo abanando também são outros clássicos, e há até quem de repente ache que o bichinho tem compulsão por lambidas. Mas não é uma mania em excesso, é excesso de amor. Já o rabo é um dos maiores indicadores emocionais do seu amigão: ele expressa alegria, tensão, medo, atenção e até um possível ataque. Relaxado, o rabo fica calminho, mas não consegue ficar parado quando está muito feliz – normalmente quando o vê depois de um dia inteiro de trabalho.

Ups, aí não!

Sim, os cães também têm umas formas bem estranhas para os humanos de demonstrar afeição e uma delas é cheirando suas partes íntimas. Chega a causar uma certa irritação, mas para ele é uma imensa demonstração de afeição, como se fosse um cumprimento a uma pessoa muito querida. Da mesma forma quando você está todo arrumado para sair e ele vem correndo e pula ou se apoia nas suas pernas, fazendo com que caia no chão – dependendo do tamanho do seu amigão, é claro. Para eles essa é a mais pura demonstração de afeição.

E a forma de dizer a você que te ama começa já quando ele é um filhotinho, justamente quando faz xixi na sua frente. Claro que você vai ensiná-lo com muito carinho e paciência a fazer no lugar certo, mas para o filhote isso é uma demonstração de que ele reconhece a sua liderança e se coloca ao seu dispor.

Sempre ao seu lado

Também já deve ter acontecido de você ficar chateado com alguma coisa e seu cão vir quietinho, às vezes de cabeça meio baixa, e simplesmente ficar ao seu lado: eles percebem quando o seu humor muda, como quando está triste, por exemplo. Por amor a você, ele normalmente vai querer ficar pertinho, como que dando apoio emocional.

Da mesma forma que ele o leva até a porta, como que para tranquilizá-lo que tomará conta da casa e ficará tudo bem, ele espera ansioso a sua volta e irá sempre se colocar à sua frente se pressentir algum perigo. Porque quem ama protege. E não é difícil ver um amigão desses triste, sem querer comer, definhando quando o tutor viaja ou se ausenta por longo tempo. Muitos esperam por meses e até anos no mesmo lugar a volta do ente que faleceu, e chegam a morrer nessa espera.

Quem não se lembra da história real do Achiko, um cão Akita que esperou seu dono durante nove anos sempre à mesma hora e local depois que ele, um professor da universidade de Tóquio, morreu de um AVC em 1925? Richard Gere ajudou a imortalizar a história desse amor incondicional através do filme “Sempre ao Seu Lado” (2009).

Seja como for, nunca duvido do tamanho do amor que seu cão tem por você. Esteja certo de que entre todas as pessoas e lugares no mundo não há nenhum outro que ele gostaria de estar mais do que ao seu lado.

E você, conhece alguma história de amor canino para compartilhar conosco? Não esqueça de deixar nos comentários! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com