Loading...
Comportamento

Dicas de adestramento básico e educação canina

adestramento

O que você acha de seu cão pular em todos que visitam a sua casa, ou urine pela casa com frequência? Você já imaginou passear com seu cão e ele lhe carregar rua a fora, podendo, inclusive, lhe derrubar?  Pois é, situações como essas são muito comuns  e muito desagradáveis, mas que podem ser resolvidas facilmente com o adestramento.

Adestrar um cão contribui para que ele seja mais educado, obediente e tenha um convívio bem melhor com seus donos. Isso quer dizer que algumas manias que dificultam a relação entre cachorro e dono podem, sim, ser resolvidas, sem maiores estresses.

adestramento é muito importante pois ele visa corrigir determinados manias  que têm em alguns casos muito a ver com o instinto canino, que é mais exacerbado em algumas raças do que em outras. Confira no artigo como adestrar seu cão nas suas manias mais comuns: 

 

Treine comandos básicos de obediência

É muito importante que qualquer que seja a raça de seu cão que ele seja educado através de adestramento. Comandos de obediência podem ser passados facilmente aos filhotes. O treinamento criará um importante vínculo entre você e seu cão. Comandos como, sentar, dar a patinha, deitar, rolar são simples, mas se você preferir escolha um bom adestrador e seu cão ficará educado e atenderá a vários comandos. O significado das palavras “não”, do “muito bem” e do “aqui”, são muito importantes, pois o cachorro precisa saber os limites e para isso deve saber o que significa cada uma dessas palavras.

Táticas de adestramento

Táticas de adestramento envolvem recompensa com petiscos para ocasiões em que o cão obedece ao que pede o dono ou o adestrador. Para que o cão passe atender o comando não, você deve segurar a parte de trás do pescoço, que deve ser com firmeza para que o animal entenda que está sendo repreendido. A regra do adestramento é a repetição, os resultados só serão obtidos se as tentativas forem feitas e repetidas exaustivamente. Confira alguns ganhos que você pode ter em relação ao seu cão com a ajuda do adestramento!

1 – Evite o hábito do pulo

Os cães para conseguirem a atenção do dono têm a mania de pular, no entanto, esse mau hábito deve ser logo corrigido, pois ele pode passar a proceder dessa forma com as visitas, que é bem constrangedor. A maneira certa de tentar fazer com que ele abandone essa mania é não dar atenção alguma, ou seja, ignore-o e só volte a falar com ele quando estiver com as patas no chão. Vai custar um pouco, mas toda vez que isso acontecer você deve proceder da mesma forma e ele acabará percebendo que só consegue atenção e carinho nos momentos em que não pular.

2- Cachorros que puxam demais a guia

Geralmente agem dessa forma, por dois motivos bem básicos, ou pela ansiedade ou por se sentirem numa posição de dominação em relação ao dono. Isso deve ser resolvido, do contrário ficará quase impossível você sair com seu cão. Quando seu cão começar a puxá-lo, pare e diga “junto”. Ele irá parar e ficará a seu lado, isso deve ser repetida inúmeras vezes, ele vai acabar aprendendo a lição. Se por acaso ele começar a acelerar o passo dê uma puxada na guia, ele vai entender o porquê!

3 – Cães que roubam comida

Esse é um hábito difícil para se tirar do cão, especialmente se ele é grande e alcança à mesa. O ideal é sempre ao comando do “não” evitar que ele faça. Se ele não for tão obediente arme uma situação em que toda a vez que ele for roubar algo se depare com um susto como um jato de água sobre sua cara, ou uma pilha de panelas que desabam na hora do roubo. Isso pode causar um associação negativa e ele parar com o hábito.

4 – Como evitar que o cão suba no sofá

Se você é daquelas pessoas que não gostam de cachorros na cama ou no sofá, trate de retirar logo esse hábito dele. Para isso, o que deve fazer é toda vez que pegá-lo subindo no sofá, diga um firme “Não” e o retire do sofá. Isso vai custar, mas ele vai acabar entendendo que não pode. O adestramento depende de muita persistência para que os objetivos sejam alcançados. 

5 – Como evitar que meu cachorro destrua objetos

Um dos motivos que leva seu cão a ser rotulado destruidor, é o sedentarismo. Eles em busca de alguma diversão, encontram na destruição algo prazeroso e por isso, detonam tudo o que veem pela frente, como controles remotos, brinquedos… Dica: passeie mais com seu cão, muitas vezes fazem isso para desgastar a energia acumulada.

 6 – Tristeza na hora que o dono vai sair

Eles sofrem muito, mas o que fazer se você precisa sair? O simples fato de você colocar sapatos, que geralmente sai, ou mesmo a bolsa, carteira, já sinaliza que vai sair. A dica é fazer isso sempre… mesmo que não saia, faça isso e sente no sofá faça alguma tarefa, até que ele não associe esses objetos à sua saída. Pegue a chave de vez em quando. Faça isso com frequência e ele não mais associará esses objetos à distância e separação. Com isso, quando realmente precisar sair vai gerar menos ansiedade no cão.

 

Você também pode encontrar dicas valiosas nestas guias que encontramos sobre Adestramento básico.

Outra guia interessante é essa aqui.

 

 Adestre seu cão e torne o convívio que esse animal adorável bem mais agradável! Confira outros temas aqui que podem lhe interessar para o bem estar de seu pet!

 

One comment
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com