Loading...
Curiosidades

Por que os cães uivam?

O uivo dos cães é um assunto que sempre despertou a curiosidade de todas as pessoas. Os povos mais antigos diziam que quando um cão está uivando, na verdade está informando um mau presságio e por isso seu dono ou alguém da família deve tomar mais cuidado com situações até mesmo  corriqueiras. Seria um aviso, não uma profecia “canina”. Já pessoas que se dedicaram a estudar esse comportamento defendem a tese de que o uivo dos cães nada mais é que uma forma de comunicação entre eles, porque quando um cão uiva, outros respondem mesmo que estejam a quilômetros de distância. 

Para entender mais sobre esse assunto é preciso sair um pouco do campo da teoria e das superstições e analisar alguns estudos comportamentais. Algumas pesquisas realizadas por veterinários especialistas em comportamento animal, como a veterinária Rubia Burnier, apontam que o uivo é um comportamento herdado dos lobos, sendo uma característica marcante em determinadas raças e pode ser percebido à longa distância, utilizado para chamar a atenção, encontrar e reunir os membros do grupo. Entre as raças  que fazem mais uso do recurso do uivo está o husky siberiano, samoieda e malamute do Alaska. Essas raças de cães preferem uivar em vez de latir. 

Mensagem codificada 

 O uivo faz parte do instinto canino, segundo os estudos. Em muitas situações é como se esse recurso fosse uma mensagem codificada que só os cães conseguem decifrar. Por exemplo, um dos motivos que estimula o cão a uivar, é a presença de uma cadela no cio. Quando isso acontece, o cheiro se espalha pelo vento, que acaba atraindo machos que estão distantes e assim se cria uma “sinfonia de uivos”. Muitos pensam que o cão não está bem quando uiva, o que gera outra linha de estudos sobre o assunto, mas uivar nem sempre significa dor ou sofrimento. Esse recurso também serve  para aliviar o tédio e a solidão e também é uma maneira que o cão encontra para extravasar sua frustração. 

Ainda segundo a veterinária Rubia Burnier, se um cão fica muito tempo sozinho, naturalmente ele irá uivar com o intuito de trazer de volta seus companheiros de matilha, ou seja, a sua  família.  Excitação e satisfação também é outra forma de entender o uivo canino, como quando ele ouve uma música. 

Para a médica veterinária, é necessário identificar o motivo do uivo e entender a intenção do animal. Muitos donos acabam simplesmente punindo o seu cão por agir de acordo com seu instinto. É preciso ajudá-lo a canalizar seus desejos reprimidos e amenizar suas frustrações, além de ensiná-lo a controlar os excessos e a falta de limite. Assim como os humanos, o animal tem necessidade de se comunicar e não usa apenas o som, mas todo o corpo para conseguir expressar suas emoções. Se o cão é o nosso melhor amigo, precisamos agir como tal, afinal de contas temos mais recursos para ajudá-lo. 

Marcar território e comunicar roubo 

Ainda existem outras respostas para a pergunta “por que os cães uivam”. De acordo com outro especialista, o médico veterinário Marcio Ferrari Paron – que mantém um canal de vídeos na internet com dicas sobre animais – muitas vezes o cão uiva para demarcar território, mas é preciso estar atento porque ele também faz uso desse recurso para comunicar os donos quando a casa é roubada.  

O especialista ainda destaca que existem meios de ajudar o cão a controlar o uivo, quando estiver incomodando. Segundo ele, pode-se oferecer brinquedos ao animal ou um passeio em meio à natureza. Se persistir e continuar incomodando, é preciso repreender de forma inteligente. 

Seja qual for a situação, a partir de agora procure dar mais atenção ao uivo de seu cão, porque sempre há uma mensagem nas “entrelinhas caninas”. 

 Qual sua dúvida sobre comportamento canino? Independente de qual seja, sempre é preciso visitar o veterinário para cuidar da saúde de seu melhor amigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com